Itens de Normas Técnicas

/Itens de Normas Técnicas
Itens de Normas Técnicas2019-02-28T11:22:36-03:00

Protetor de Polia de Tração

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – Item 9.6

Especificações:
Protege técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por esbarrões na polia, no cabo de aço ou em qualquer parte móvel da polia de tração.

Protetor de polia do limitador de velocidade

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – Item 9.6

Especificações:
Protege técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por esbarrões na polia, no cabo de aço ou em qualquer parte móvel do limitador de velocidade.

Botoeira de inspeção

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – item 8.3.

Especificações:
Caso necessite manobrar o elevador pelo poço durante um conserto ou uma ação de manutenção, o técnico terá nesse dispositivo um instrumento que lhe confere total controle do equipamento, e ajuda-o a trabalhar com mais segurança.

Guarda corpo no topo da cabina.

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – item 8.12.1.

Especificações:
Na parte superior da cabina é instalado o guarda corpos com suporte para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções.

Escada de acesso ao fundo do poço

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – item 5.7.2.

Especificações:
Proporciona aos técnicos total segurança quando há necessidade de adentrar ao fundo do poço do elevador.

Luz e alarme de emergência na cabina

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – item 8.16.3

Especificações:
Com ele, ninguém ficará no escuro dentro da cabina do elevador, pois em caso de falta de energia a iluminação será mantida por mais de uma hora e o usuário poderá acionar o dispositivo de sirenes no topo da cabina, informando a exata posição do elevador.

Iluminação e emergência no fundo do poço. Chave P.A.P.

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – item 5.7.2.4

Especificações:
As chaves P.A.P. são caixas de inspeção que são instaladas no fundo dos poços e possuem botão de emergência, tomada, luz e demais elementos auxiliares de fixação, com a finalidade de proporcionar condições seguras de trabalho durante os serviços de manutenção e de emergência.

Iluminação do passadiço (poço) do elevador.

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – item 5.9

Especificações:
Kit de iluminação próprio para iluminar o passadiço durante as ações de manutenção corretiva ou preventiva.

Luz de emergência da casa de máquinas

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – item 8.16

Especificações:
Deve haver uma fonte de iluminação de emergência automaticamente recarregável, que deve ser capaz de alimentar pelo menos duas lâmpadas de igual potência, instalada dentro da casa de máquinas, a fim de garantir a iluminação desse ambiente em situação de falta de energia.

Barreira Eletrônica

Norma Técnica:
NM 207/1.999 – item 8.7.2.1.3

Especificações:
Trata-se de um sensor que, ao identificar uma obstrução em seu leque de ação no vão da porta do elevador, como a mão do usuário, reverte sua abertura caso o movimento tenha sido iniciado, mantendo-a aberta até que a interrupção seja encerrada, evitando graves acidentes.

Braille 

Norma Técnica:
NM 313:2001 – 5.4.2

Especificações: 
Elevadores com a finalidade de assegurar o uso por pessoas portadoras de deficiência visual deverão incluir nas botoeiras de cabina e pavimento sinalizações em Braille. As identificações dos comandos devem estar preferivelmente localizadas ao lado esquerdo do botão correspondente e devem ter cor contrastando com o fundo. As marcações em Braille devem estar localizadas ao lado esquerdo do botão correspondente. A botoeira de cabine deve ser colocada no painel lateral direito de quem está de frente para a entrada do elevador.

Intercomunicador de Cabina

ABNT NBR 15597 Subseção 5.14.4
5.14.4 Comunicação entre a cabina, casa de máquinas e portaria do edifício 
Onde não houver meios de comunicação audível entre a cabina, casa de máquinas e portaria, um sistema de intercomunicação, ou dispositivo similar, deve ser instalado de acordo com 14.2.3.5 da ABNT NBR NM 207:1999. 

ABNT NBR NM 207:1999 14.2.3.5
14.2.3.5 Um sistema de intercomunicação, ou dispositivo similar, alimentado pela fonte de emergência referida em 8.16.3, deve ser instalado entre o interior da cabina, a casa de máquinas e a portaria. 
8.16.3 Deve haver uma fonte de emergência automaticamente recarregável a qual deve ser capaz de alimentar pelo menos duas lâmpadas de igual potência (ou qualquer outro meio emissor de luz) por uma hora no mínimo, de forma a assegurar um iluminamento mínimo de 2 lx, medido em qualquer ponto da botoeira da cabina. Estas lâmpadas devem ser ativadas imediata e automaticamente por falha do fornecimento normal de energia.

Placas de Segurança

ALÇAPÃO : O alçapão localizado no piso da casa de máquinas (vide foto ao lado) ou na face lateral do primeiro pavimento (vide foto abaixo) devem ter identificação por meio de aviso de acordo com a NM 207 item 15.4.1

PORTA DE INSPEÇÃO: A porta de inspeção, que no caso ao lado serve como alçapão para o acesso a casa de máquinas, deve possuir identificação por meio de aviso com a NM 207 item 15.5. Portas existentes no pavimento utilizadas para inspecionar o poço do elevador devem possuir aviso de acordo com a NM 207 item 15.5

FUNDO DO POÇO: Os avisos expostos ao lado devem estar afixados no fundo do poço, em local visível a partir da abertura da porta de pavimento do último andar inferior

PORTAS DE PAVIMENTO: Este aviso deve estar afixado em todas as portas de pavimento de todos os andares, conforme lei estadual n° 12.722 de 04/09/98

PORTA DA CASA DE MÁQUINAS: A casa de máquinas deve possuir identificação através do aviso como requer a NM 207 item 15.4.1

ITENS PREVENTIVOS: Coletor de óleo; lubrificadores de guias de cabina e contra peso e alça de segurança.